Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PARE DE RECLAMAR!!

Depois de assistir esse vídeo fica até complicado fazer algum comentário.

Nicholas James Vujicic  é um palestrante motival, um dos mais requisitados, que nasceu com uma síndrome rara e que passou por muita dificuldade na vida, mas que nem por isso deixou se abater. Ele sim é um grande exemplo de superação.

Vejo nas empresas e no dia a dia as pessoas sempre reclamando de alguma coisa, nada nunca esta bom, sempre falta algo. Dai você assiste um vídeo desse, e se pergunta, do que mesmo eu estava reclamando?

As pessoas PRECISAM parar de reclamar, de sempre se sentirem vitimas e passagem a agir de forma mais assertiva.

PAREM de ficar choramingando que nada da certo para você e passe a fazer com que as coisas deem certo. Não adianta ficar arranjando desculpas, colocar a culpa no outro, pois isso não vai resolver SEU PROBLEMA.

Foque no problema e gaste seu tempo pensando em uma formar de soluciona-lo, nada mais!! Foco na solução!! Analise se o que você esta fazendo esta contribuindo de fato para a solução do problema ou se apenas esta gastando seu precioso tempo.

"Preocupação é que nem cadeira de balanço, te dá alguma coisa para fazer, mas não te leva a lugar nenhum"

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Só Sei Que Foi Assim


É incrível a quantidade de coisas que fazemos sem nem mesmo questionarmos o porque de estarmos fazendo.

Desde pequenos, somos obrigados a fazer coisas que nossos pais ou responsáveis mandam, mesmo que não faça nenhum sentido para gente, até chegar ao ponto que crescemos e continuamos fazendo as mesmas coisas sem que alguém precise nos obrigar, pois já "aprendemos" que é daquele jeito que se faz. Isso na psicologia é chamado de condicionamento, mas trazendo para o popular, gosto de chamar de COSTUME.

Lembro do filme " O alto da compadecida" onde a personagem Chicó sempre fala: "não sei, só sei que foi assim". Acho esse dizer um exemplo claro e nítido da alienação que os costumes fazem. O fato de você repetir sempre as mesmas coisas sem sequer saber o real motivo de estar fazendo só porque "aprendeu" que aquele era o mode de fazer.

Esse tipo de coisa acontece não só em nossas casas, mas também no nosso trabalho. Vocês sabem de fato o porque realizam cada tarefa? Sabem qual a real importância da atividade que faz? Sabe o quanto o seu trabalho interfere no trabalho do outro? Sabe a importância que o trabalho do outro tem para o sucesso do seu trabalho? Se não souber essas respostas não entre em desespero, pare, pense e tente entender tudo que acontece a sua volta.

Vamos sempre nos deparar com pessoas que vão continuar fazendo sempre as mesmas coisas mesmo sem saber o porque e o quanto isso interfere nos outros ou até mesmo fechando os olhos para formas melhores e mais eficientes de realizar uma tarefa só porque foi outra pessoa que sugeriu ou porque essa nova forma é diferente da unica forma que aprendeu.

Quando se depararem com pessoas que tem medo do novo, mesmo o novo sendo muito melhor, NÃO PERCAM A CABEÇA, tenham calma e intendam que muitas pessoas são resistentes a mudança. Tente fazer um trabalho de formiguinha, vá conseguindo confiança e com o passar do tempo vá comentando sobre as vantagens de experimentar coisas novas e como isso pode ajudar na tarefa.


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Como Ser Reconhecido Profissionalmente.

Na fábula do camaleão, vejo que na floresta, chamar pouca atenção é uma boa estratégia para a sobrevivência, entretanto no mundo corporativo que vivemos não sei se essa é uma boa estratégia.

Não que você vá sair fazendo escândalo chamando toda a atenção para você, querendo aparecer mais que os outros. Isso é uma péssima estratégia.

Mas uma frase que ouvi a algum tempo, me fez refletir bastante sobre minhas ações e acredito  que faça o mesmo com as pessoas que querem crescer profissionalmente.

A frase foi: "Você pode ser o melhor profissional do mundo, mas se ninguém souber que você existe, isso não adianta de nada."


Essa frase me fez perceber a importância de um bom marketing pessoal. Nos tempos atuais onde a comunicação se dá de forma instantânea e a concorrência se dá a nível global, ser um profissional reconhecido por seus feitos se torna quase que pré-requisito para o sucesso profissional.

Gosto sempre de salientar que fazer o marketing pessoal não é tão fácil quanto parece, não e apenas sair falando de si e dos seus feitos, porque isso pode parecer arrogância para alguns e ter o efeito contrário que gostaria. Prefiro recomendar algo mais discreto mas que surte um bom efeito, como postar nas redes sociais atividades que está desenvolvendo ( quando falo atividades, não é sair postando tudo que faz, como: "estou indo dormir, boa noite, até amanhã". Se você vai dormir é problema seu, ninguém precisa saber desse tipo de coisa. Poste algo que acrescente as outras pessoas ), dizer que curso está fazendo, que atividades esta desenvolvendo na empresa que projetos de futuro você tem, isso sim vai demonstrar para as pessoas o seu lado profissional e as suas habilidades.

Chame atenção para você sem precisar se vangloriar ou se comparar a outras pessoas, compare-se sempre ao melhor que você pode ser!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Abrace a crise

"Quando acreditamos que todos os nossos problemas estão resolvidos acabamos por nos acomodar. O que parece a solução, pode ser o fim de nosso crescimento"


Tenho visto diversos profissionais em uma mesma função, em uma mesma empresa, em uma mesma rotina por bastante tempo, sempre reclamando das mesmas coisas como se todos os problemas sempre fossem culpa dos outros.

Entendo que quanto mais acomodados estamos em uma determinada função, relação, situação ou seja lá o que seja, menos conseguimos analisá-la e menos buscamos melhoras para ela, pois entendemos que o jeito em que a situação se encontra é  talvez o melhor jeito, pois não está gerando grandes problemas ou sofrimento.

Por isso sou um grande apoiador da vertente que acredita que um pouco de crise é sempre necessária, pois é a partir da crise que nos angustiamos e buscamos formas para sair da crise e solucionar o problema. Assim, enxergando a mesma situação com outros olhos e achando novas soluções para velhos problemas, causando assim o nosso crescimento, tanto profissional quanto pessoal.

Não tenham medo de crises! Aproveitem ela para se angustiar e assim buscar soluções criativas para o problema, com certeza isso tornará você uma pessoal melhor e por consequente um profissional melhor.