Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Como Ser Reconhecido Profissionalmente.

Na fábula do camaleão, vejo que na floresta, chamar pouca atenção é uma boa estratégia para a sobrevivência, entretanto no mundo corporativo que vivemos não sei se essa é uma boa estratégia.

Não que você vá sair fazendo escândalo chamando toda a atenção para você, querendo aparecer mais que os outros. Isso é uma péssima estratégia.

Mas uma frase que ouvi a algum tempo, me fez refletir bastante sobre minhas ações e acredito  que faça o mesmo com as pessoas que querem crescer profissionalmente.

A frase foi: "Você pode ser o melhor profissional do mundo, mas se ninguém souber que você existe, isso não adianta de nada."


Essa frase me fez perceber a importância de um bom marketing pessoal. Nos tempos atuais onde a comunicação se dá de forma instantânea e a concorrência se dá a nível global, ser um profissional reconhecido por seus feitos se torna quase que pré-requisito para o sucesso profissional.

Gosto sempre de salientar que fazer o marketing pessoal não é tão fácil quanto parece, não e apenas sair falando de si e dos seus feitos, porque isso pode parecer arrogância para alguns e ter o efeito contrário que gostaria. Prefiro recomendar algo mais discreto mas que surte um bom efeito, como postar nas redes sociais atividades que está desenvolvendo ( quando falo atividades, não é sair postando tudo que faz, como: "estou indo dormir, boa noite, até amanhã". Se você vai dormir é problema seu, ninguém precisa saber desse tipo de coisa. Poste algo que acrescente as outras pessoas ), dizer que curso está fazendo, que atividades esta desenvolvendo na empresa que projetos de futuro você tem, isso sim vai demonstrar para as pessoas o seu lado profissional e as suas habilidades.

Chame atenção para você sem precisar se vangloriar ou se comparar a outras pessoas, compare-se sempre ao melhor que você pode ser!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Abrace a crise

"Quando acreditamos que todos os nossos problemas estão resolvidos acabamos por nos acomodar. O que parece a solução, pode ser o fim de nosso crescimento"


Tenho visto diversos profissionais em uma mesma função, em uma mesma empresa, em uma mesma rotina por bastante tempo, sempre reclamando das mesmas coisas como se todos os problemas sempre fossem culpa dos outros.

Entendo que quanto mais acomodados estamos em uma determinada função, relação, situação ou seja lá o que seja, menos conseguimos analisá-la e menos buscamos melhoras para ela, pois entendemos que o jeito em que a situação se encontra é  talvez o melhor jeito, pois não está gerando grandes problemas ou sofrimento.

Por isso sou um grande apoiador da vertente que acredita que um pouco de crise é sempre necessária, pois é a partir da crise que nos angustiamos e buscamos formas para sair da crise e solucionar o problema. Assim, enxergando a mesma situação com outros olhos e achando novas soluções para velhos problemas, causando assim o nosso crescimento, tanto profissional quanto pessoal.

Não tenham medo de crises! Aproveitem ela para se angustiar e assim buscar soluções criativas para o problema, com certeza isso tornará você uma pessoal melhor e por consequente um profissional melhor.